HomeNossas DicasDicasComo vencer os 7 maiores desafios da gestão imobiliária?

Como vencer os 7 maiores desafios da gestão imobiliária?

Afinal, quais são os 7 maiores desafios da gestão imobiliária? E como resolver ou diminuir os impactos deles na gestão do seu negócio?

Pois bem, o mundo da gestão imobiliária é um setor desafiador. Antes de mais nada, saiba que 62% dos empresários acreditam em uma melhor performance desse setor em 2023. Isso segundo uma pesquisa em parceria com a ABRAINC.

Pois bem, neste artigo, veja os sete maiores desafios enfrentados pelos gestores imobiliários e as estratégias para superá-los. Vamos ver?

Vencendo desafios da gestão imobiliária

Veja como vencer os 7 maiores desafios da gestão imobiliária

Saber como vencer os 7 maiores desafios da gestão imobiliária ou, ao menos, estar melhor preparado para enfrentar cada um deles ajuda muito para uma gestão bem-sucedida.

Isso para ter um desempenho melhor e ajustar o que for necessário para uma boa performance. Vamos ver o que mais impacta esse setor e como vencer cada um desses desafios:

1- Flutuações do mercado imobiliário e cenário econômico

Antes de tudo, saiba que o mercado imobiliário é altamente volátil, sujeito a mudanças nas tendências econômicas e nos interesses dos compradores e vendedores.

E uma das principais maneiras de vencer os maiores desafios da gestão imobiliária é manter-se atualizado sobre as últimas tendências e análises de mercado.

Por isso, esteja atento sobre os indicadores econômicos e às flutuações de preços para tomar decisões mais informadas.

Diversificar seu portfólio de imóveis também pode ajudar a minimizar os impactos das flutuações do mercado. Isso porque o consumidor ou lead terá mais opções.

Inclusive, está em debate uma regra fiscal para a economia do país. Assim, o setor imobiliário deve se desenvolver melhor, pois teremos critérios tributários mais justos.

2- Gestão de imóveis e manutenção

Acima de tudo, gerenciar um conjunto diversificado de imóveis pode ser um desafio logístico e financeiro. A manutenção regular, a resolução de problemas e o atendimento às necessidades dos inquilinos são aspectos cruciais da gestão imobiliária.

Uma solução eficaz também para vencer os maiores desafios da gestão imobiliária é investir em tecnologia, como sistemas de gerenciamento de imóveis.

Uma vez que eles podem ajudar a automatizar tarefas, facilitar a comunicação com os inquilinos e simplificar a manutenção preventiva.

3- Aquisição de novos clientes

A aquisição de novos clientes é uma parte essencial da gestão imobiliária.

No entanto, é um desafio conquistar a confiança dos proprietários e inquilinos em um mercado competitivo. Concentre-se, então, em estabelecer uma sólida reputação profissional, utilizando canais de marketing eficientes e construindo relacionamentos sólidos com clientes em potencial.

Por usa vez, seja proativo e mostre resultados consistentes ou provas sociais (depoimentos etc) para atrair e reter clientes.

Embora essa questão pode ser resolvida, ao menos em parte, ao usar ou desenvolver melhor as habilidades de negociação imobiliária.

Leve essa possiblidade em consideração e eleve suas chances de captar leads, clientes e fechar bons negócios.

4- Gestão de documentos e conformidade legal

À primeira vista, para driblar os maiores desafios da gestão imobiliária, saiba que a gestão de documentos e a conformidade legal são aspectos críticos da gestão imobiliária.

Isso porque até um empreendimento imobiliário ficar pronto para ser comercializado, isso pode levar anos, pois desde os projetos, cálculos, ajustes, aprovações e licenças, todos esses fatores fazem parte da burocracia e gargalos que afetam  o setor imobiliário.

Então, desde os contratos de locação até licenças e regulamentos locais, é essencial manter todos os documentos atualizados e em conformidade com a legislação vigente.

Logo, outro ponto interessante é utilizar softwares especializados de gestão documental e contar com uma equipe jurídica competente, o que pode ajudar a enfrentar esse desafio em questão.

5- Inadimplência de aluguel

Desde já, a inadimplência de aluguel é um dos desafios da gestão imobiliária e está entre os maiores pesadelos para os gestores imobiliários.

Para vencê-la, então, é fundamental estabelecer políticas de cobrança claras e eficientes desde o início do relacionamento com os inquilinos.

Portanto, realize uma verificação completa de antecedentes e análise de crédito para minimizar o risco de inadimplência. Tenha procedimentos de cobrança consistentes e estabeleça uma comunicação aberta e transparente com os inquilinos.

Por isso, algumas dicas para prevenir ou resolver as inadimplências no aluguel, estão:

  • Adote um sistema de gestão: pois esses sistemasapoiam e oferecem ferramentas inteligentes para quem é do ramo imobiliário, ou seja, existem algumas soluções que cabem nas suas necessidades;
  • Crie uma área do cliente: onde ele possa acessar online e ver sua situação cadastral, solicitar informe de pendências, fazer pagamentos e outros processos;
  • Esteja aberto para acordos: muitas vezes, o cliente pode entrar num acordo com sua empresa, o que fica bom para seu negócio que não perde e ainda atende às condições do cliente.

Então, isso pode ser melhor que entrar numa disputa judicial, por exemplo.

6- Concorrência acirrada

Antes de mais nada, o mercado imobiliário, no Brasil, é altamente competitivo, e esta questão está entre os maiores desafios da gestão imobiliária. Existem muitas imobiliárias e corretores disputando os mesmos clientes e imóveis a serem negociadas.

Para se destacarem, as imobiliárias precisam investir em estratégias de marketing eficazes, oferecer um excelente atendimento ao cliente e manter uma reputação sólida no mercado.

7- Desafios tecnológicos

A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante no setor imobiliário. Você sabia disso?

Pois bem, as imobiliárias no Brasil podem enfrentar desafios em termos de adoção e implementação de soluções tecnológicas eficientes, como sistemas de gerenciamento de imóveis, plataformas de marketing digital e automação de processos.

Logo, a falta de infraestrutura tecnológica adequada pode dificultar a eficiência operacional e a competição no mercado.

Aproveite para melhorar ou otimizar seu desempenho tecnológico, conheça nossos sistemas para gestão imobiliária.

[smartslider3 slider=”2″]

Dicas finais para gerenciar os desafios da gestão imobiliária

Ainda para driblar os desafios da gestão imobiliária, saiba que é necessário ter uma visão holística sobre todos os fatores externos e internos que podem impactar no seu negócio de alguma forma.

Por isso, manter um sistema de inteligência de mercado, ou até mesmo, usar algumas ferramentas que ajudam com essas questões, é essencial para ter um controle maior sobre as variáveis que podem trazer oportunidades e ameaças para sua imobiliária.

Finalmente, você viu como vencer os 7 maiores desafios da gestão imobiliária.

Você gostou deste conteúdo? Conheça nossos sistemas para gestão imobiliária e ganhe mais eficiência e assertividade no gerenciamento do seu negócio. Oferecemos as melhores soluções para você não perder tempo e gerenciar melhor seu negócio.

Com certeza, nossos sistemas irão contribuir para melhorar os resultados de sua imobiliária! Fique aqui e veja mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This is a staging environment

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Experimente grátis

Você tem 7 dias grátis, acompanhamos você durante o período de avaliação.

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: