HomeNossas DicasDicasControle financeiro da imobiliária: Como podemos ajudar?

Controle financeiro da imobiliária: Como podemos ajudar?

O controle financeiro da imobiliária possibilita que ela tenha uma visão clara de suas finanças e seja capaz de tomar decisões estratégicas com base nos dados disponíveis.

No entanto, gerenciar finanças pode ser um desafio, especialmente quando se trata de lidar com várias transações e pagamentos de clientes, o que inclui também períodos de sazonalidade.

Segundo a Deloitte, que presta assessoria financeira, “novas preocupações sobre a receita estão levando os líderes do setor a reavaliar as estratégias das empresas” no mercado imobiliário.

Por outro lado, há maneiras de simplificar e automatizar diversos processos para alcançar o máximo potencial na gestão das finanças. Então, continue lendo para saber mais sobre o tema.

Controle financeiro imobiliária

O que é controle financeiro?

O controle financeiro envolve gerenciar e monitorar as finanças de uma empresa, a fim de garantir que ela esteja operando dentro do orçamento e atingindo seus objetivos financeiros.

Portanto, inclui atividades como controlar os gastos financeiros, planejamento, gestão de fluxo de caixa, controle de pagamentos, análise de investimentos, emissão de notas fiscais, entre outras.

Um bom controle financeiro pode ajudar a empresa a identificar oportunidades de redução de custos e maximização de receitas. Este controle é essencial para garantir a saúde financeira da empresa e a capacidade de crescer.

Para que serve o controle financeiro?

O controle financeiro serve para gerenciar e monitorar as finanças, com o objetivo de garantir que ela esteja operando dentro do orçamento e livre de problemas fiscais e tributários. Algumas das principais finalidades do controle financeiro são:

  • Garantir a saúde financeira da empresa: permite que os gestores encontrem problemas e tomem medidas para corrigi-los antes que se tornem graves.
  • Tomar decisões estratégicas: a partir de informações financeiras é possível tomar decisões sobre investimentos, redução de custos, aumento de receitas, entre outras questões.
  • Planejar o futuro da empresa: aqui entram metas e objetivos financeiros a longo prazo e os planos para alcançá-los.

Por que o controle financeiro da imobiliária é importante?

Em uma imobiliária, pode haver épocas em que acontece imprevisibilidade de receitas, já que existe o fator da sazonalidade. Logo, em alguns meses pode ser que o saldo seja positivo, enquanto em outros podem acontecer apertos financeiros.

Por outro lado, com o controle financeiro da imobiliária já se consideram as possíveis incertezas para os meses subsequentes, o que permite criar uma reserva para períodos de baixa movimentação, sem comprometer a continuidade do negócio e com uma gestão de inadimplência eficaz.

Com o planejamento, a empresa pode fazer a análise de performance e de rentabilidade para fazer a alocação de recursos da melhor forma possível.

Como funciona o financeiro de uma imobiliária?

O setor financeiro de uma imobiliária é responsável por controlar e monitorar as receitas e despesas. Além disso, realiza análises e projeções.

A receita de uma imobiliária geralmente vem de comissões sobre vendas e aluguéis de imóveis. Essas comissões são normalmente calculadas como uma porcentagem do valor total da transação.

Já as despesas incluem aluguel do escritório, salários dos funcionários, publicidade e marketing, impostos, entre outros. Portanto, é preciso ter um equilíbrio entre receitas e despesas, o que é possível com o controle financeiro.

A contabilidade e o controle de finanças de uma imobiliária é importante para manter o registro das transações financeiras e garantir que as contas estejam em dia com o objetivo de obter lucro.

Como automatizar procedimentos?

É bom estar por dentro das melhores práticas para simplificar a gestão financeira e garantir a precisão dos registros contábeis e com economia de recursos.

  •  Utilização de software de gestão financeira

Um software de gestão financeira pode ajudar a automatizar diversos procedimentos, como emissão de notas fiscais, controle de contas, conciliação bancária e registros de entradas e saídas.

Ele permite que os gestores tenham uma visão precisa das finanças da empresa, o que afasta erros e falhas na condução do negócio, seja por má alocação dos recursos ou por falta de informações.

  • Implementação de sistemas de pagamento online

Ao oferecer aos clientes a opção de pagar online, a imobiliária pode automatizar o processo de cobrança e reduzir o tempo e os custos associados à emissão e ao recebimento de boletos.

Como ter controle financeiro pressupõe também o uso de tecnologias, um ERP Imobiliário é bastante útil para centralizar as informações financeiras, enviar lembretes de pagamento e fornecer relatórios em tempo real.

  • Uso de chatbots para atendimento ao cliente

Os chatbots podem ajudar a automatizar o atendimento ao cliente, para solucionar dúvidas sobre pagamentos e cobranças, por exemplo. Isso pode ajudar a reduzir o tempo e os custos associados ao atendimento.

[smartslider3 slider=”2″]

Vantagens de ter um sistema financeiro para imobiliária

Ter um sistema financeiro para uma imobiliária traz uma série de benefícios, como:

  • Eficiência operacional

Um sistema financeiro permite que a imobiliária tenha um controle efetivo sobre suas finanças. Tarefas como emissão de boletos e cálculo de comissões podem ser realizadas de forma rápida com um sistema automatizado.

  • Análise e projeção financeira

Outra questão relevante é que um sistema financeiro na imobiliária serve também para realizar análises detalhadas de sua performance financeira, com a geração de relatórios e acompanhamento de indicadores que contribuem para reduzir os riscos.

  • Transparência

O planejamento financeiro bem estruturado e transparente gera confiança tanto internamente, entre os colaboradores da imobiliária, quanto externamente, junto aos clientes.

  • Automatização de processos

Muitos processos manuais podem ser automatizados no controle financeiro da imobiliária, o que leva à maior produtividade de toda a equipe. Por exemplo, os contratos podem ser automatizados com assinatura eletrônica a partir de um CRM Imobiliário, o que é uma forma de reduzir a burocracia.

  • Integração administrativa e financeira

Com a integração por meio de sistemas online, a imobiliária tem uma visão panorâmica de suas operações comerciais, financeiras e administrativas. Isso facilita a gestão e o acompanhamento de todas as atividades da empresa.

  • Centralização de informações

Todas as informações financeiras são centralizadas em um só lugar, o que torna mais fácil para a equipe acessar e compartilhar dados.

  • Geração de relatórios

Um sistema financeiro permite que a imobiliária gere relatórios precisos, sendo viável monitorar o desempenho financeiro da empresa ao longo do tempo.

  • Gestão de cobranças

É possível gerenciar as cobranças e inadimplências de forma mais eficaz com um controle financeiro da imobiliária e com a automatização de um ERP (Enterprise Resource Planning). Assim, a equipe poderá acompanhar os pagamentos dos clientes e tomar medidas para evitar a inadimplência.

Por fim, está em dúvida sobre qual o melhor ERP para imobiliária? Visite nossa página inicial e conheça o ERP da Widesys, o mais completo do mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This is a staging environment

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Experimente grátis

Você tem 7 dias grátis, acompanhamos você durante o período de avaliação.

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: