HomeNossas DicasDicasEstratégias para lidar com a concorrência no mercado imobiliário

Estratégias para lidar com a concorrência no mercado imobiliário

A concorrência no mercado imobiliário é uma realidade constante que pode desafiar até mesmo as empresas que já estão há mais tempo no setor.

De acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil é de 1,5% em 2023. Em 2022, o crescimento foi de 6,9%.

Esses dados podem contribuir, mesmo que de forma indireta, para uma concorrência mais acirrada no mercado imobiliário. Ao mesmo tempo, informações da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) apontam que em 2023 o setor se manterá aquecido.

Então, se você deseja se destacar no mercado e conquistar mais clientes, continue lendo para saber o que afeta o mercado imobiliário e como colocar as melhores estratégias em prática.

Concorrência no mercado imobiliário

Quais são as oportunidades e ameaças do mercado imobiliário?

Na concorrência no mercado imobiliário, existem forças e fraquezas que impactam as empresas do segmento. Essas oportunidades e ameaças são influenciadas por fatores econômicos, políticos, sociais e tecnológicos.

  • Oportunidades no mercado imobiliário

O Brasil possui uma população em expansão, o que gera uma demanda contínua por imóveis residenciais e comerciais.

Além disso, o governo brasileiro oferece programas como o Minha Casa, Minha Vida, que incentivam a construção e a compra de imóveis, proporcionando oportunidades para as empresas.

Outro ponto é que a evolução tecnológica traz novas oportunidades, como a digitalização de processos, a criação de plataformas de venda online e o uso de realidade virtual para visitas virtuais aos imóveis.

  • Ameaças no mercado imobiliário

Quando a economia brasileira passa por períodos de instabilidade, como o crescimento da dívida pública e da inflação, isso pode afetar negativamente o mercado e o poder de compra.

Além disso, as taxas de juros influenciam diretamente o mercado imobiliário. Aumentos nas taxas podem desestimular a compra ou a construção de imóveis. Quanto à concorrência, ela costuma ser intensa, com diversas empresas disputando os mesmos clientes.

Como lidar com a concorrência no mercado imobiliário

Existem diversas formas de atuar com estratégias que visam se posicionar em meio à concorrência no mercado imobiliário. Confira abaixo as principais.

  • Fazer uma análise de mercado

Afinal, como analisar o mercado imobiliário? Você pode, por exemplo, verificar quais são as imobiliárias que atuam na mesma região que você. Além disso, é importante analisar como eles se posicionam no mercado.

Quais são seus pontos fortes e fracos? Quais são os serviços oferecidos? Como eles se comunicam com o público? É preciso também saber quem é o público-alvo e a persona e como as empresas se comunicam com eles.

A análise de mercado também pode ajudar a identificar oportunidades: se nenhum dos seus concorrentes oferece um serviço específico, essa pode ser uma janela para a atuação da sua empresa.

  • Investir em marketing imobiliário

Por que o marketing imobiliário é importante? Investir em marketing é indispensável para se destacar e atrair clientes. O setor de imóveis passou por grandes transformações nos últimos anos. Ou seja, a maneira como as pessoas procuram e compram imóveis mudou significativamente.

Uma das principais vantagens de investir em marketing digital para imobiliária é poder aumentar a visibilidade da sua marca e dos imóveis que você oferece.

O marketing para imobiliária permite que você alcance um público mais amplo e segmentado, aumentando suas chances de encontrar compradores e interessados em alugar imóveis.

Além disso, para afastar a concorrência no mercado imobiliário, você pode transmitir os valores e diferenciais do seu negócio. Isso não apenas ajuda a conquistar a confiança da persona, mas também aumenta as chances de fidelização.

[smartslider3 slider=”3″]
  • Aperfeiçoar processos de vendas

Aperfeiçoar os processos de vendas no mercado imobiliário permite aumentar a produtividade da equipe, além de garantir um atendimento mais ágil e personalizado aos clientes.

Para isso, é necessário seguir alguns passos:

  • Mapear os processos de vendas atuais: pode ser realizado desde o primeiro contato com o cliente até o fechamento do negócio.
  • Identificar os gargalos: é preciso encontrar as etapas com lacunas ou que estão gerando mais retrabalho.
  • Definir os objetivos: pode ser que o objetivo seja reduzir o tempo gasto em tarefas burocráticas ou aumentar a taxa de conversão de leads em vendas.
  • Implementar as melhorias: incluir mudanças na forma como as informações são registradas, no treinamento da equipe ou na utilização de tecnologias.
  • Gestão de leads

Os leads são potenciais clientes que demonstraram interesse em adquirir um imóvel ou em obter informações sobre imóveis em uma região. Investir na gestão desses leads possibilita converter oportunidades em vendas e se destacar no setor.

Assim, você poderá nutrir relacionamentos com os potenciais clientes ao longo do processo de compra. Isso economiza tempo e recursos, direcionando os leads que estão mais próximos de finalizar uma transação.

Outro benefício da gestão de leads é a possibilidade de medir e analisar o desempenho das suas estratégias de marketing, por meio de rastreamento e análise dos dados.

  • Utilizar um CRM

O CRM Imobiliário serve para gerenciar os relacionamentos com os clientes e fechar negócios, mas ele dispõe também de uma série de ferramentas que automatizam o trabalho no dia a dia.

Por exemplo, a possibilidade de centralizar todas as informações dos clientes em um só lugar. Mas há outros benefícios, como:

  • Gestão de contratos online: é possível armazenar e gerenciar contratos e documentos importantes de forma digital, facilitando o acesso e a organização.
  • Pipeline de contatos: o CRM permite acompanhar todas as etapas até a conversão no funil de vendas.
  • Ofertas por e-mail: é possível enviar ofertas personalizadas por e-mail para os clientes, inclusive com lembretes de pagamentos.
  • Gestão de vendas: o CRM permite gerenciar todas as etapas do processo de vendas, desde a prospecção até o pós-venda.
  • Pipeline de vendas: é possível acompanhar o progresso das vendas em tempo real, identificando gargalos e oportunidades de melhoria.
  • Metas e relatórios: o CRM permite definir metas e acompanhar o desempenho da equipe, além de gerar relatórios completos sobre as vendas e o desempenho da empresa.
  • Ofertas por WhatsApp: você pode enviar ofertas personalizadas por WhatsApp para os clientes, o que torna o atendimento ainda mais ágil.
  • Financeiro integrado: o CRM pode ser integrado com sistemas financeiros, permitindo gerenciar pagamentos, comissões e outros dados.

Agora você já sabe como funciona a concorrência no mercado imobiliário e o que fazer para se destacar! Conheça o CRM da Widesys e impulsione o seu negócio agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This is a staging environment

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Experimente grátis

Você tem 7 dias grátis, acompanhamos você durante o período de avaliação.

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: