HomeNossas DicasDicasTaxa Selic: o que é e qual sua relação com o mercado imobiliário?

Taxa Selic: o que é e qual sua relação com o mercado imobiliário?

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, e é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil.

Trata-se de um dos principais indicadores econômicos do país, e tem um impacto significativo no mercado imobiliário. Se você atua nesse segmento, este artigo foi feito para você!

Acompanhe esta leitura para entender sobre as influências dessa taxa na sua atividade ou na sua imobiliária e veja como aproveitar as oportunidades!

Taxa Selic

Veja o que é e os impactos da taxa Selic no mercado imobiliário

A Selic é a taxa que representa os juros básicos da economia brasileira, e é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil. É um dos principais indicadores econômicos do país, e tem um impacto significativo no mercado imobiliário.

Basicamente, essa taxa influencia todos os outros juros que são praticados no país, pois ela equivale à taxa média registrada nas operações financeiras feitas diariamente.

A seguir, veja sobre seus reflexos no segmento imobiliário. Assim, você entenderá melhor sobre os reflexos na gestão financeira da sua empresa e saberá como se preparar, diante as oscilações.

  • Aumento dos juros

Quando a taxa Selic aumenta, os juros dos financiamentos imobiliários também aumentam. Isso torna a compra de imóveis mais cara, o que pode reduzir a demanda no mercado.

Ou seja, o aumento dos juros também pode diminuir o valor dos imóveis, já que as pessoas estão menos dispostas a investir nesses bens quando os juros são altos.

  • Redução dos juros

Por outro lado, se a taxa Selic reduz, os juros dos financiamentos imobiliários também reduzem. Essa condição torna a compra de imóveis mais acessível, o que pode estimular a demanda.

Além disso, a redução dos juros também pode valorizar os imóveis, já que as pessoas estão mais dispostas a investir em imóveis quando eles estão baixos.

  • Maior disponibilidade de crédito

A taxa Selic também influencia na concessão do crédito imobiliário.

Por isso, quando esse indicador financeiro está baixo, os bancos têm mais recursos para emprestar, o que aumenta a disponibilidade de crédito.

Isso pode estimular a demanda por imóveis, já que mais pessoas têm condições de financiar a compra de um. Compreende?

  • Impactos específicos

Enfim, os impactos da taxa Selic no segmento imobiliário podem variar também de acordo com o cenário econômico e com as características do mercado imobiliário de cada região.

No entanto, os reflexos podem ser resumidos da seguinte forma, se há o aumento dos juros, veja:

  • Há a redução da demanda por imóveis;
  • Redução do valor dos imóveis;
  • Aumento das taxas de inadimplência;
  • Diminuição dos investimentos em construção civil.

Por sua vez, se há a redução dos juros, acontece isso:

  • Há aumento da demanda por imóveis;
  • Valorização dos imóveis;
  • Redução da inadimplência;
  • Maiores investimentos em construção civil;
  • Maior disponibilidade de crédito.

Abaixo, veja como essa taxa pode ajudar a estimular um movimento positivo no ramo imobiliário.

[smartslider3 slider=”3″]

Como a taxa Selic pode estimular a demanda no mercado imobiliário?

Como visto, a taxa Selic é um dos principais fatores que influenciam o valor dos juros dos financiamentos, bem como naqueles voltados para o nicho imobiliário.

Como ressaltado, quando a taxa Selic está baixa, os juros dos financiamentos também ficam baixos. Logo, saiba que os financiamentos imobiliários são uma forma importante de aquisição de imóveis no Brasil.

Vale lembrar que, essa taxa também influencia o valor dos imóveis. Isso ocorre porque as pessoas estão mais dispostas a investir em imóveis quando os juros são baixos.

Agora, que você sabe de tudo isso, veja como monitorar essas variações na taxa.

Como acompanhar a variação da taxa Selic?

A taxa Selic é divulgada pelo Banco Central do Brasil a cada 45 dias. A divulgação ocorre sempre na terça ou quarta-feira, às 18h30. O Banco Central também disponibiliza um histórico dessas taxas já divulgadas.

Assim, para acompanhar as mudanças da Selic, você pode acessar o site do Banco Central do Brasil ou assinar um serviço de boletins informativos, por exemplo.

Como aproveitar as oportunidades do mercado imobiliário, mesmo com essas variações?

Mesmo com as variações na Selic, é possível aproveitar as oportunidades do mercado imobiliário. Então, conheça e aplique algumas dicas.

Você pode começar fazendo uma pesquisa de mercado, pois ninguém toma decisões sem saber o cenário geral. Fazer isso ajudará você a tomar as melhores decisões.

Dessa forma, siga essas sugestões:

  • Negocie o preço do imóvel

Mesmo com a taxa Selic baixa, os vendedores precisar estar dispostos a negociar o preço dos imóveis, o que pode favorecer o fechamento de novos negócios.

Ou seja, ter flexibilidade é importante, nessa hora.

  • Considere financiar o imóvel

Os financiamentos imobiliários podem ser uma boa opção para quem não tem todo o dinheiro para comprar o imóvel à vista.

Ou seja, em um cenário de queda na taxa Selic, o custo desses financiamentos pode ser menor. Isso pode ser uma excelente oportunidade para você promover um imóvel. Isso porque este é o momento de vender imóveis.

Então, pense em elaborar e executar boas estratégias de captação de clientes.

  • Acompanhe as mudanças na economia

Vale lembrar que, é importante acompanhar de perto o cenário econômico e as notícias sobre a taxa Selic. Isso ajudará você a entender como as mudanças econômicas podem afetar o mercado imobiliário.

De modo que sua empresa possa se preparar melhor.

Taxa Selic no mercado imobiliário

  • Aproveite os clientes que querem investir

Em um cenário de alta na taxa Selic, investir em imóveis pode ser uma opção segura e rentável.

Isto é, este é o momento de captar clientes que desejam comprar imóveis.

  • Fique de olho na queda nos preços

Quando a taxa Selic está em baixa, é possível encontrar imóveis com preços mais atrativos no mercado. Este é o seu momento de comprar imóveis, se for o caso. Isto é, sua empresa pode comprar na baixa e vender na alta.

É importante lembrar que, o mercado imobiliário é dinâmico e que os preços praticados podem variar de acordo com diversos fatores. Por isso, é importante estar atento à essas informações e tomar decisões mais embasadas e assertivas.

Conclusão

Para terminar, você viu sobre a taxa Selic, que é um fator importante a ser considerado por quem está pensando em comprar um imóvel ou vai investir no mercado imobiliário.

É interessante estar atento à essas variações, pois elas têm grande impacto nesse nicho de mercado e podem influenciar diretamente nos seus negócios.

Agora, ganhe produtividade, feche mais negócios e alavanque seus resultados com essa solução para o ramo imobiliário. Fale conosco agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This is a staging environment

Ligamos para você!

Informe seus dados de contato para receber a ligação

Precisamos saber se você é um humano!

Experimente grátis

Você tem 7 dias grátis, acompanhamos você durante o período de avaliação.

Precisamos saber se você é um humano!

Não vá embora antes de saber disso!

Você pode nos chamar no WhatsApp para: